REGULAMENTO 2022

 

OLIMPÍADA DE QUÍMICA DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 01/2022

A Olimpíada de Química de Rondônia (OQRO), convida os estudantes do Ensino Médio e do nono ano do Ensino Fundamental, devidamente matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado de Rondônia, no ano de 2022, de acordo com as normas deste edital, a participarem da Seletiva para OBQ 2023, fase III. Esta Seletiva substitui a fase I da OBQ e será aplicada em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

                                                                                                       

 

 

1.0  DOS OBJETIVOS

 

A Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química é uma atividade de extensão de cunho cultural, que tem apoio dos IFs e Secretariade Estado da Educação do Estado de Rondônia e tem como objetivos:

Descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa área e áreas afins, bem como, selecionar parte dos estudantes que irão representar Rondônia na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2023.

I   - estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química.

II  - incentivar, através do ensino de química, o direcionamento dos estudantes secundaristas para esta  disciplina.

III - descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

IV – Incentivar os jovens para se dedicarem ao magistério na área de Química.

 

2.0 DAS INSCRIÇÕES


2.1 A ORQ destina-se a alunos do ensino médio, e nono ano do ensino fundamental regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e particulares, todas do Estado de Rondônia.

2.2 A Olimpíada Rondoniense de Química é composta de uma única fase, cujos estudantes com as melhores médias são agraciados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e Menções Honrosas pela ordem decrescente de médias atingidas,  sempre obedecendo aos seguintes critérios, quanto ao número de medalhas a serem distribuídas:

 

2.2.1  O número de medalhas de prata é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de ouro; o número de medalhas de bronze é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de prata; o número de medalhas de Menções Honrosas é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de bronze.

 

2.2.2  A prova olímpica é aplicada  simultaneamente, em todas as escolas participantes do Estado de Rondônia , na  data, horário estabelecidos pela coordenação estadual.

 

2.3 Para realizar as inscrições dos estudantes, o professor ou representante  da escola deverá, preliminarmente, preencher a ficha de cadastro eletrônico, disponibilizada on-line na página da ORQ ou da OBQ.

.

2.3.1 Um mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas. Neste caso, o professor deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico correspondente a cada uma das escolas que for responsável, utilizando senhas diferentes.

 

2.3.2 Após o cadastramento da senha, o professor deverá verificar a liberação do seu credenciamento pela coordenação da OBQ.

 

2.4 A inscrição dos estudantes que participarão da ORQ deve ser feita pelo professor da escola diretamente no site www.obquimica.org  ou  www.rondonia.obquimica.org  até o dia do encerramento das inscrições.

 

2.4.1 A inscrição dos estudantes na ORQ só ocorrerá após a liberação do cadastro do professor pela coordenação da OBQ.

 

2.5 A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado.

 

2.5.1 Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

 

2.6 O professor poderá verificar seus respectivos estudantes inscritos durante todo o período de inscrição.

2.6.1 As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da ORQ pelo professor via e-mail para renatocassaro26@hotmail.com

 

2.6.2 Após o encerramento das inscrições, serão divulgadas no site www.rondonia.obquimica.org , as listas com os nomes  dos candidatos  devidamente inscritos.

 

2.7 É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site www.rondonia.obquimica.org  

.

2.8  A quantidade de estudantes por escola fica a critério de cada uma, fica em aberto a participação de todos os inscritos.

 

2.9 Estudantes do 9º e 1º Ano concorrem entre si com  medalhas na Modalidade A.

      Estudantes do 2º, 3º e 4º Ano, concorrem entre si com  medalhas na  Modalidade B.

    

4.0 DA PROVA

    1. – A prova será realizada online nos dias 07 e 08 de outubro de 2022 com acesso ao sistema a partir de 08:00h do dia 07/10 até às 21:59h do doa 08/10 (Horário de Brasília). Uma vez realizando o acesso, o estudante terá até duas (02) horas para a resolução do certame.

    2. - A prova será composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha e valerá até 100 (cem) pontos e a pontuação de cada questão poderá estar contida na prova.

    3. O direito de recorrer, quanto à elaboração da prova, exercer-se-á até 24 (vinte e quatro) horas contadas a partir do término da prova, através de formulárioeletrônico próprio que estará disponível no sítio eletrônico do PNOQ (www.obquimica.org). A Comissão Científica terá até cinco (05) dias úteis para analisar os recursos e divulgar o parecer.

    4. A comissão de provas não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir hardware (computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova no horário estabelecido no presente edital.

 

 

 5.0 DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será publicada na página do www.rondonia.obquimica.org , por ordem de classificação, constando os nomes dos estudantes e a respectiva classificação. 
5.2 - A classificação final do estudante em cada ano e a classificação geral será feita pela soma dos pontos obtidos na ORQ. 

5.3 - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado campeão da ORQ 2022. 
5.4 - Os dois(02) estudantes da modalidade A e B, respectivamente,  que obtiverem as maiores pontuações, receberão medalha de ouro. Havendo empate nas notas, todos deverão ser agraciados com medalha de ouro. Os estudantes medalhistas das modalidades A e B,  estarão automaticamente classificados para a ONNeQ e a OBQ do ano seguinte.

 5.5 – Pela ordem decrescente de pontuações, os quatro (04) estudantes da Modalidade A e B, respectivamente,  que obtiverem as melhores notas imediatamente inferior aos medalhistas de ouro, deverão ser agraciados com medalhas de prata. O número de medalhistas de prata poderá aumentar  desde que haja empate nos pontos entre os participantes.

5.6 – Ainda, pela ordem decrescente de pontos, as 08 melhores pontuações imediatamente inferior aos medalhistas de prata, serão agraciados  com  medalhas de bronze, este número poderá aumentar, caso haja empate ou aumento no número de medalhas de ouro ou prata, pois, o número de medalhas de prata é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de ouro e o número de medalhas de bronze é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de prata.

5.7 – Ainda, pela ordem decrescente de pontuações, as doze (12) melhores pontuações imediatamente inferiores aos medalhistas de bronze, serão homenageados com menções honrosas, podendo aumentar caso haja empate entre as pontuações.

5.9 – Todos os estudantes medalhistas , das modalidades A e B, estarão automaticamente classificados para concorrerem na Olimpíada Norte/Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química do ano seguinte.


6.0 PARTICIPAÇÕES NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRA E NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA EM 2023.

 

6.1 – A participação dos alunos nas Olimpíadas Norte/Nordeste e Brasileira de Química ocorrerá da seguinte forma:

 

6.1.1 – Olimpíada Norte/Nordeste 2023.

6.1.1.1 – Os 50(cinquenta) melhores alunos medalhistas das modalidades A e B, classificados na ORQ 2021 representarão o Estado de Rondônia na Olimpíadas Norte/Nordeste .  

6.1.1.2 – Caso não haja o preenchimento das 50 vagas disponíveis para o Estado de Rondônia, poderemos distribuir estas vagas com convites para participação de estudantes obedecendo os seguintes critérios: 25 vagas para a capital e 25 vagas para o interior do estado.

6.1.1.3 - A efetivação da inscrição dependerá da confirmação de participação do estudante no certame.

6.1.1.4 - O professor/coordenador da escola deverá inscrever o estudante junto à coordenação estadual, caso haja vaga remanescente até a data previamente divulgada pela coordenação da ORQ

 

6.1.2 – Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2023.

 

6.1.2.1 – Os 120 (cinquenta) alunos medalhistas das modalidades A e B da ORQ do ano anterior, estarão automaticamente classificados para a OBQ, além dos estudantes  agraciados com medalhas ou menção honrosa na ONNeQ do mesmo ano.

Caso as 120 inscrições não sejam preenchidas, a coordenação estadual poderá convocar estudantes para participarem do evento, obedecendo aos critérios: 60 vagas para a capital e 60 vagas para o interior.

6.1.2.2 – Todos os estudantes participantes da ONNeQ e OBQ, deverão estar devidamente matriculados em suas respectivas escolas ou instituições.

 

7.0 DA CLASSIFICAÇÃO

  1. O resultado final será divulgado após o dia 30 de novembro de 2022 no sítio eletrônico da OQRO.
  2. Terão seus nomes divulgados, os estudantes aprovados para participar da fase III da OBQ 2023.


  1. – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modalidade A:

    • Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
    • Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
    • Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
    • Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Con?gurações eletrônicas.
    • Tabela periódica: histórico e propriedades.
    • Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
    • Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
    • Funções inorgânicas.
    • Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
    • Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
    • Soluções: classi?cação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.

    • Ambiente, química verde e sustentabilidade.
    • Química no cotidiano.
    • Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e puri?cação de substâncias.

Modalidade B:

    • Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
    • Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
    • Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
    • Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Con?gurações eletrônicas.
    • Tabela periódica: histórico e propriedades.
    • Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
    • Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
    • Funções inorgânicas.
    • Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
    • Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
    • Soluções: classi?cação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
    • Propriedades coligativas.
    • Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
    • Cinética química.
    • Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
    • pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
    • Radioatividade e química nuclear.
    • Ambiente, química verde e sustentabilidade.
    • Química no cotidiano.
    • Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e puri?cação de substâncias.
    • Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
    • O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
    • Funções orgânicas: identi?cação, nomenclatura e representações estruturais.
    • Isomeria: constitucional, estereoisomeria (con?guracional e conformacional).
    • Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.
    • Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
    • Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
    • Polímeros.
    • Biomoléculas.
    • Biocombustíveis.


9.0 DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 - As inscrições na ORQ são gratuitas. 

9.2 - A data de entrega das medalhas e dos certificados ocorrerá em solenidade previamente marcada e divulgada através do site www.rondonia.obquimica.org

9.3 - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento. 

 

10– CALENDÁRIO

PROGRAMA

DATA

INSCRIÇÕES

11/07 a 04/10

PROVA

07 e 08/10

RECURSOS

09/10

RESULTADO

Após 30/11

Ressaltamos que o programa pode sofrer alteração, de acordo com decisão da coordenação nacional da Seletiva OBQ 2023. Desta forma, indicamos que o programa seja verificado no sítio eletrônico do PNOQ.

11– BIBLIOGRAFIA

Básica

    • FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente Química, Ciências, Tecnologia & Sociedade. São Paulo: Editora FTD S.A., 2001, 624 p.
    • FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p
    • PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, volume 1, 4ª edição, ed moderna, São Paulo, 2006
    • USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química Geral. 12ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 480 p.
    • CISCATO, Carlos Alberto Matoso; et al. Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti (vols 1, 2 e 3). 1a ed. São Paulo: Moderna, 2016.

Suplementar

  • Química Geral:
    • ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. 1094 p.
    • BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 13 ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2016. 1216 p.
    • CHANG, R. Química - Química Geral: Conceitos Essenciais. 4a ed. Bookman, 2007
  • Química Orgânica:
    • MCMURRY, J. Química Orgânica. vol. 1 e 2. 3 ed. Cengage Learning, 2016.
    • SOLOMONS, T. W. Graham; Fryhle, Craig B. Química Orgânica, vol. 1 e 2. 12 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018
  • Química Inorgânica:
    • LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.
    • HOUSECROFT, C. E.; SHARPE, A. G. Química Inorgânica, vol. 1 e 2. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013
  • Físico Química:
    • BALL, D. W. Físico-Química, vol. 1 e 2. 1 ed. São Paulo: Thomson, 2005.
    • ATKINS, P. W.; PAULA, J. de. Físico-Química, vol. 1 e 2. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
  • Química Analítica:
    • HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

    • BACCAN, N. Química Analítica quantitativa elementar. 3 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

  1. - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

- Os casos omissos neste Edital serão avaliados e decididos pela coordenação nacional da Seletiva (fase 1 da OBQ), em parceria com a coordenação geral da OQRJ.

Rondônia, Setembro de 2022. Coordenação Geral OQRO