REGULAMENTO 2016



                                                                                                         (21/03/2016)

1.0  DOS OBJETIVOS

 

A Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química é uma atividade de extensão de cunho cultural, que tem apoio dos IFs, UNIR e Secretariade Estado da Educação do Estado de Rondônia e tem como objetivos:

I   - estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química.

II  - incentivar, através do ensino de química, o direcionamento dos estudantes secundaristas para esta  disciplina.

III - descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

IV – Incentivar os jovens para se dedicarem ao magistério na área de Química.

 

2.0 DAS INSCRIÇÕES


2.1 A ORQ destina-se a alunos do ensino médio, regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e particulares, todas do Estado de Rondônia.

2.2 A Olimpíada Rondoniense de Química é composta de uma única fase, cujos estudantes com as melhores médias são agraciados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e Menções Honrosas pela ordem decrescente de médias atingidas,  sempre obedecendo aos seguintes critérios, quanto ao número de medalhas a serem distribuídas:

 

2.2.1  O número de medalhas de prata é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de ouro; o número de medalhas de bronze é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de prata; o número de medalhas de Menções Honrosas é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de bronze.

 

2.2.2  A prova olímpica é aplicada  simultaneamente, em todas as escolas participantes do Estado de Rondônia , na  data, horário estabelecidos pela coordenação estadual.

 

2.3 Para realizar as inscrições dos estudantes, o professor ou representante  da escola deverá, preliminarmente, preencher a ficha de cadastro eletrônico, disponibilizada on-line na página da ORQ ou da OBQ.

.

2.3.1 Um mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas. Neste caso, o professor deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico correspondente a cada uma das escolas que for responsável, utilizando senhas diferentes.

 

2.3.2 Após o cadastramento da senha, o professor deverá verificar a liberação do seu credenciamento pela coordenação da OBQ.

 

2.4 A inscrição dos estudantes que participarão da ORQ deve ser feita pelo professor da escola diretamente no site www.obquimica.org  ou  www.rondonia.obquimica.org  até o dia do encerramento das inscrições.

 

2.4.1 A inscrição dos estudantes na ORQ só ocorrerá após a liberação do cadastro do professor pela coordenação da OBQ.

 

2.5 A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado.

 

2.5.1 Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

 

2.6 O professor poderá verificar seus respectivos estudantes inscritos durante todo o período de inscrição.

2.6.1 As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da ORQ pelo professor via e-mail para renatocassaro26@hotmail.com

 

2.6.2 Após o encerramento das inscrições, serão divulgadas no site www.rondonia.obquimica.org , as listas com os nomes  dos candidatos  devidamente inscritos.

 

2.7 É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site www.rondonia.obquimica.org  

.

2.8  A quantidade de estudantes por escola fica a critério de cada uma, fica em aberto a participação de todos os inscritos.

 

2.9 Estudantes do 1º Ano concorrem entre si com  medalhas na Modalidade A.

      Estudantes do 2º Ano, concorrem entre si com  medalhas na  Modalidade B.

      Estudantes do 3º Ano, concorrem entre si com medalhas na Modalidade C.

 

3.0 DA PROVA

 

   3.1 A prova olímpica é constituída de exame teórico único contendo 10 questões de múltipla escolha para as  modalidades A, B e C, além de duas questões analítico-expositivas. A prova vale 100 pontos no total. Veja a tabela de pontos abaixo:

 

 

Prova

Modalidade A

Modalidade B

Modalidade C

Pontos

Objetiva

10 questões

10 questões

10 questões

80 cada prova

Analítico-expositiva

02 questões

02 questões

02 questões

20 cada prova

Total

12 questões

12 questões

12 questões

100 pontos





3.1.1  Para o 1º Ano, o conteúdo programático é de todo o 1º Ano. Para o 2º Ano, o conteúdo programático da prova é todo o conteúdo do 1º e 2º Anos. Para o 3º Ano, o conteúdo programático, é todo o conteúdo do 1º , 2º e 3º Anos.  

 


4.0 DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA



4.1 - A prova será realizada no dia 10/09/2016, sábado, das 14 às 17 horas.

4.2 - Os locais de aplicação do exame será na própria escola onde o estudante estiver devidamente matriculado e efetivado a sua inscrição na competição.  

4.3 -As salas de provas serão fiscalizadas por pessoas designadas pela coordenação da própria escola e/ou  por monitores participantes do Projeto Olímpico de Química. da ORQ.

4.4 - O exame será realizado, com duração de 3(três) horas, incluso o tempo para preenchimento da folha de respostas de ambas as Partes.

4.5 - Os candidatos farão as provas, exclusivamente, nos locais previamente indicados nos locais de inscrição..

4.5.1 Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do dia e do local determinados pela coordenação.

4.5.2 O aluno deverá comparecer ao local de realização das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência, levando o original do documento de identidade e caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta.

4.6 -O ingresso do candidato no local das provas somente será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do documento de identidade legalmente aceito que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura, filiação, impressão digital e o número utilizado na inscrição.

4.7 - Será eliminado do concurso o candidato que:

a) chegar após o início das provas;

b) deixar o local durante a realização das provas antes do prazo determinado que é de 1 hora.

c) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

d) desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro(s) da equipe de trabalho da ORQ;

e) estabelecer, por qualquer método, comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas;

f) tentar utilizar-se de livros, calculadoras científicas, réguas de cálculo, notas, impressos ou outro meio de informação;

g) ao terminar a prova, não entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, as folhas de respostas de ambas as Partes;

h) não se identificar na folha de gabarito de respostas;

i) fizer uso do celular ou qualquer outro aparelho de comunicação, ou mantiver ligado durante o tempo em que permanecer no local de prova;

j) for surpreendido em comunicação com outros candidatos;

k) fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;

l) não acatar as determinações do regulamento do certame;

m) deixar de atender às normas e orientações constantes das provas ou expedidas pelos organizadores da OBAQ.

 

5.0 DA CLASSIFICAÇÃO

 

5.1 - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será publicada na página do www.rondonia.obquimica.org , por ordem de classificação, constando os nomes dos estudantes e a respectiva classificação. 
5.2 - A classificação final do estudante em cada ano e a classificação geral será feita pela soma dos pontos obtidos na ORQ. 

5.3 - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado campeão da ORQ 2015. 
5.4 - Os dois(02) estudantes da modalidade A, B e C, respectivamente,  que obtiverem as maiores pontuações, receberão medalha de ouro. Havendo empate nas notas, todos deverão ser agraciados com medalha de ouro. Os estudantes medalhistas das modalidades A e B,  estarão automaticamente classificados para a ONNeQ e a OBQ do ano seguinte.

 5.5 – Pela ordem decrescente de pontuações, os quatro (04) estudantes da Modalidade A, B e C, respectivamente,  que obtiverem as melhores notas imediatamente inferior aos medalhistas de ouro, deverão ser agraciados com medalhas de prata. O número de medalhistas de prata poderá aumentar  desde que haja empate nos pontos entre os participantes.

5.6 – Ainda, pela ordem decrescente de pontos, as 08 melhores pontuações imediatamente inferior aos medalhistas de prata, serão agraciados  com  medalhas de bronze, este número poderá aumentar, caso haja empate ou aumento no número de medalhas de ouro ou prata, pois, o número de medalhas de prata é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de ouro e o número de medalhas de bronze é, no mínimo, o dobro do número de medalhas de prata.

5.7 – Ainda, pela ordem decrescente de pontuações, as doze (12) melhores pontuações imediatamente inferiores aos medalhistas de bronze, serão homenageados com menções honrosas, podendo aumentar caso haja empate entre as pontuações.

5.9 – Todos os estudantes medalhistas , das modalidades A e B, estarão automaticamente classificados para concorrerem na Olimpíada Norte/Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química do ano seguinte.


6.0 PARTICIPAÇÕES NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRA E NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA EM 2016.

 

6.1 – A participação dos alunos nas Olimpíadas Norte/Nordeste e Brasileira de Química ocorrerá da seguinte forma:

 

6.1.1 – Olimpíada Norte/Nordeste 2016.

6.1.1.1 – Os 50(cinquenta) melhores alunos medalhistas das modalidades A e B, classificados na ORQ 2015 representarão o Estado de Rondônia.  

6.1.1.2 – Caso não haja o preenchimento das 50 vagas disponíveis para o Estado de Rondônia, poderemos distribuir estas vagas com convites para participação de estudantes obedecendo os seguintes critérios: 25 vagas para a capital e 25 vagas para o interior do estado.

6.1.1.3 - A efetivação da inscrição dependerá da confirmação de participação do estudante no certame.

6.1.1.4 - O professor/coordenador da escola deverá inscrever o estudante junto à coordenação estadual, caso haja vaga remanescente até a data previamente divulgada pela coordenação da ORQ

 

6.1.2 – Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2016.

 

6.1.2.1 – Os 50 (cinquenta) alunos medalhistas das modalidades A e B da ORQ do ano anterior, estarão automaticamente classificados para a OBQ, além dos estudantes  agraciados com medalhas ou menção honrosa na ONNeQ do mesmo ano.

Caso as 50 inscrições não sejam preenchidas, a coordenação estadual poderá convocar estudantes para participarem do evento, obedecendo aos critérios: 25 vagas para a capital e 25 vagas para o interior.

6.1.2.2 – Todos os estudantes participantes da ONNeQ e OBQ, deverão estar devidamente matriculados em suas respectivas escolas ou instituições.


7.0 RECURSOS 

Em nenhuma hipótese haverá revisão de provas e não serão aceitos recursos contra a avaliação dos corretores do exame.


8.0 LOGOMARCA 


A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio,  somente com a permissão escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.


9.0 DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 - As inscrições na ORQ são gratuitas. 

9.2 - A data de entrega das medalhas e dos certificados ocorrerá em solenidade previamente marcada e divulgada através do site www.rondonia.obquimica.org

9.3 - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Regulamento.