Inscrições nas Olimpíadas de Química para o Estado de Rondônia



No Estado de Rondônia nós participamos ou promovemos  anualmente as Olimpíadas Norte/Nordeste de Química, Olimpíada Brasileira de Química Jr, Olimpíada Brasileira de Química e Olimpíada Rondoniense de Química.



A primeira Olimpíada que participamos é a Norte/Nordeste de Química. Nesta Olimpíada temos direito a 50 inscrições de estudantes e dividimos em 25 vagas para estudantes  do  2º  e 25 vagas para estudantes do 3º Ano. Essas inscrições são feitas pelo Coordenador Estadual  que convoca os estudantes medalhistas das Modalidades A e B da Olimpíada Estadual do ano anterior, além dos estudantes dos IFs classificados na modalidade C e que ainda estão cursando  o 4º Ano do Ensino Médio.

Quando não há preenchimento das vagas 50 vagas  disponíveis,  o Coordenador Olímpico faz um convite formal a estudantes secundaristas para completar o número total de inscritos.



A segunda Olimpíada é a Olimpíada Brasileira de Química Junior, (fase I), cujas inscrições ocorrem de 1º/06/2015 a 30/062015. Nesta olimpíada as inscrições são feitas pelo coordenador de cada escola participantes  no site www. obuimica.org

Neste caso, o coordenador da escola pode ser um professor, ou um funcionário qualquer da escola que faz o seu cadastro no site da OBQ e este cadastro lhe dá o direito de fazer as inscrições dos estudantes nesta olimpíada e na ORQ, Olimpíada Rondoniense de Química.



A terceira Olimpíada que participamos é a Olimpíada Brasileira de Química. As  inscrições desta olimpíada são feitas pelo Coordenador Estadual e, assim como na ONNeQ. Há 50 vagas disponíveis que são divididas entre estudantes do 2º Ano e 3º Ano. Para este evento são convocados os estudantes participantes da ONNeQ, desde que tenham sido  agraciados com medalhas e/ou menções honrosas. Para as demais vagas, são convocados os estudantes medalhistas nas modalidades A e B na ORQ do Ano anterior. Caso haja vagas remanescentes, estudantes secundaristas são convidados a preencherem as vagas.



A quarta olimpíada que participamos é a Olimpíada Brasileira de Química Junior, (fase II). Participam deste evento os estudantes classificados na fase I. As inscrições dos estudantes participantes deste evento  é automática, ou seja, são todos aqueles classificados na Fase I, o coordenador estadual apenas organiza os locais onde as provas serão realizadas.



A quinta olimpíada que participamos ou promovemos é a nossa  Olimpíada Rondoniense de Química, cujas inscrições são feitas no site da obq ou no nosso próprio site. Assim como na OBQJunior,  o coordenador da escola participante deve estar devidamente cadastrado no site para poder ter direito a fazer as inscrições dos estudantes da sua respectiva escola.